terça-feira, 7 de outubro de 2014

Creme de Inhame

Ingredientes:

1,5kg de inhame
4 dentes de alho espremidos
1 cebola grande picada
1 tomate sem pele e sem sementes
2 colheres de sopa de manteiga
água
leite
sal
2 colheres de sopa de salsinha picada

        Modo de preparar:
        Pique a cebola, o tomate, esprema o alho e reserve-os separadamente. Tire a casca dos inhames, corte em pedaços, coloque em uma panela com água e sal e deixe cozinhar até que os inhames estejam macios.
        Em outra panela, enquanto os inhames cozinham, derreta 1,5 colher de sopa de manteiga e refogue a cebola por um tempo razoável até que fique bem dourada. Despeje a cebola no liquidificador. Em meia colher de sopa de manteiga derretida, acrescente o alho espremido até dourá-lo. Despeje o alho no liquidificador.
        Escorra á água dos inhames e despeje apenas a metade dos ingredientes no liquidificador, pois não cabe tudo de uma única vez. Acrescente água, leite, tomate, salsinha e bata bem. Faça o mesmo com a outra metade.
        Devolva o creme batido no liquidificador para a panela para aquecer. Mexa bem, prove e, se achar que faltou sal ou ficou muito grossa, acrescente mais sal e mais leite até obter a consistência desejada.

        Dica: Você pode bater somente a metade da cebola e alho dourados junto com o creme e deixar a outra metade para acrescentar sem bater na hora da fervura. Isso acentua o gosto dos dois no creme.

        Rendimento: a partir de 2,25 litros (o rendimento varia de acordo com a quantidade de água e leite acrescentados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário