sábado, 4 de outubro de 2014

Grão-de-Bico com Bacalhau ou Frango

Ingredientes:

2 cebolas grandes
3 folhas de louro
1kg de bacalhau
500g de grão-de-bico
3 colheres de sopa de molho de tomate ou ketchup
1 pimentão
1 colher de sobremesa rasa de alho
salsinha

        Modo de preparar:
        Prepare o bacalhau separadamente. Deixe-o de molho de véspera (pelo menos umas 12 horas de molho na água). No dia seguinte, troque a água e ferva 5 vezes. Ao final, prove o bacalhau para ver se há necessidade de ferver mais. Tire a pele e as espinhas. Refogue-o em azeite e óleo, 1 a 2 folhas de louro, 1 cebola grande e 1/2 colher de sobremesa rasa de alho. Deixe tomar gosto, acrescente 1/2 pimentão e umas gotinhas de molho de tomate (se preferir, usar tomate). Depois de ferver e tomar gosto, reserve.
        Deixe também o grão-de-bico de molho de véspera e tire as cascas no dia seguinte. Refogue na panela de pressão 1/2 pimentão, 1 cebola grande, 1 folha de louro, 3 colheres de sopa de molho de tomate e 1/2 colher de sobremesa rasa de alho. Acrescente o grão-de-bico, cubra com água. Salpique alguns pedaços de bacalhau para dar gosto. Cozinhe por uns 20 minutos e, ao abrir a panela de pressão, verifique se está macio. Acrescente o bacalhau e a salsinha, misture e sirva.

        Dica: Se preferir, use 1kg de frango. Cozinhe-o separadamente com os temperos listados para o bacalhau, desfie e depois acrescente ao grão-de-bico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário