quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Sopa de Cebola Gratinada Francesa Clássica


        A receita a seguir foi tirada do vídeo acima. Foram extraídas do vídeo as informações essenciais em tradução livre para o preparo da receita.

Ingredientes:

1kg de cebolas ou 5 cebolas grandes
2 colheres (sopa) de manteiga
óleo
sal
1 copo de vinho branco ou 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1 colher (sopa) de farinha
1 litro de caldo de carne ou caldo de legumes
ervas desidratadas (alecrim, tomilho ou folhas de louro)
conhaque ou brandy
fatias de pão tostadas
alho
queijo (uma boa quantidade)

        Modo de preparar:
        Pique as cebolas com uma faca afiada conforme o vídeo. Em uma panela de fundo pesado, em fogo médio, coloque a manteiga e um pouco de óleo para evitar que ela queime. Despeje toda a cebola que, durante o cozimento, sofrerá redução. Tempere com sal. Mexa de vez em quando. São necessários no mínimo 30 minutos para que ela adquira uma bela cor dourada — esse é o segredo da sopa de cebola bem feita.
         Despeje um copo de vinho branco, mas não use um vinho doce, pois o objetivo é equilibrar os sabores, e cebolas já são doces. Em vez disso, use um vinho seco. Se quiser, substitua o álcool por 1 colher (sopa) de vinagre de maçã. Acrescente 1 colher (sopa) de farinha, mexa bem e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto.
        Despeje 1 litro de caldo de carne. Se desejar uma sopa vegetariana, use caldo de legumes. Use ervas desidratadas, como alecrim, tomilho ou folhas de louro. Deixe a sopa cozinhar por cerca de 20 minutos. Prove no final e acerte. Acrescente um pouco de conhaque ou brandy.
        Coloque a sopa em recipientes que possam ser levados ao forno com segurança. Esfregue alho em fatias de pão tostadas e as coloque sobre a sopa. Salpique uma boa quantidade de queijo. Coloque em forno pré-aquecido no modo gratinar na potência total por no máximo 1 a 2 minutos. A sopa estará pronta quando o queijo estiver crocante e dourado por cima, ou seja, gratinado.








Nenhum comentário:

Postar um comentário