A receita a seguir foi tirada do vídeo acima. Foram extraídas do vídeo as informações essenciais em tradução livre para o preparo da receita.
Ingredientes:
1kg de cebolas ou 5 cebolas grandes 2 colheres (sopa) de manteiga óleo sal 1 copo de vinho branco ou 1 colher (sopa) de vinagre de maçã 1 colher (sopa) de farinha 1 litro de caldo de carne ou caldo de legumes ervas desidratadas (alecrim, tomilho ou folhas de louro) conhaque ou brandy fatias de pão tostadas alho queijo (uma boa quantidade) |
Modo de preparar:
Pique as cebolas com uma faca afiada conforme o vídeo. Em uma panela de fundo pesado, em fogo médio, coloque a manteiga e um pouco de óleo para evitar que ela queime. Despeje toda a cebola que, durante o cozimento, sofrerá redução. Tempere com sal. Mexa de vez em quando. São necessários no mínimo 30 minutos para que ela adquira uma bela cor dourada — esse é o segredo da sopa de cebola bem feita.
Despeje um copo de vinho branco, mas não use um vinho doce, pois o objetivo é equilibrar os sabores, e cebolas já são doces. Em vez disso, use um vinho seco. Se quiser, substitua o álcool por 1 colher (sopa) de vinagre de maçã. Acrescente 1 colher (sopa) de farinha, mexa bem e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto.
Despeje 1 litro de caldo de carne. Se desejar uma sopa vegetariana, use caldo de legumes. Use ervas desidratadas, como alecrim, tomilho ou folhas de louro. Deixe a sopa cozinhar por cerca de 20 minutos. Prove no final e acerte. Acrescente um pouco de conhaque ou brandy.
Coloque a sopa em recipientes que possam ser levados ao forno com segurança. Esfregue alho em fatias de pão tostadas e as coloque sobre a sopa. Salpique uma boa quantidade de queijo. Coloque em forno pré-aquecido no modo gratinar na potência total por no máximo 1 a 2 minutos. A sopa estará pronta quando o queijo estiver crocante e dourado por cima, ou seja, gratinado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário