quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Sopa de Cebola Gratinada Francesa Clássica


        A receita a seguir foi tirada do vídeo acima. Foram extraídas do vídeo as informações essenciais em tradução livre para o preparo da receita.

Ingredientes:

1kg de cebolas ou 5 cebolas grandes
2 colheres (sopa) de manteiga
óleo
sal
1 copo de vinho branco ou 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1 colher (sopa) de farinha
1 litro de caldo de carne ou caldo de legumes
ervas desidratadas (alecrim, tomilho ou folhas de louro)
conhaque ou brandy
fatias de pão tostadas
alho
queijo (uma boa quantidade)

        Modo de preparar:
        Pique as cebolas com uma faca afiada conforme o vídeo. Em uma panela de fundo pesado, em fogo médio, coloque a manteiga e um pouco de óleo para evitar que ela queime. Despeje toda a cebola que, durante o cozimento, sofrerá redução. Tempere com sal. Mexa de vez em quando. São necessários no mínimo 30 minutos para que ela adquira uma bela cor dourada — esse é o segredo da sopa de cebola bem feita.
         Despeje um copo de vinho branco, mas não use um vinho doce, pois o objetivo é equilibrar os sabores, e cebolas já são doces. Em vez disso, use um vinho seco. Se quiser, substitua o álcool por 1 colher (sopa) de vinagre de maçã. Acrescente 1 colher (sopa) de farinha, mexa bem e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto.
        Despeje 1 litro de caldo de carne. Se desejar uma sopa vegetariana, use caldo de legumes. Use ervas desidratadas, como alecrim, tomilho ou folhas de louro. Deixe a sopa cozinhar por cerca de 20 minutos. Prove no final e acerte. Acrescente um pouco de conhaque ou brandy.
        Coloque a sopa em recipientes que possam ser levados ao forno com segurança. Esfregue alho em fatias de pão tostadas e as coloque sobre a sopa. Salpique uma boa quantidade de queijo. Coloque em forno pré-aquecido no modo gratinar na potência total por no máximo 1 a 2 minutos. A sopa estará pronta quando o queijo estiver crocante e dourado por cima, ou seja, gratinado.








terça-feira, 7 de outubro de 2014

Creme de Inhame

Ingredientes:

1,5kg de inhame
4 dentes de alho espremidos
1 cebola grande picada
1 tomate sem pele e sem sementes
2 colheres de sopa de manteiga
água
leite
sal
2 colheres de sopa de salsinha picada

        Modo de preparar:
        Pique a cebola, o tomate, esprema o alho e reserve-os separadamente. Tire a casca dos inhames, corte em pedaços, coloque em uma panela com água e sal e deixe cozinhar até que os inhames estejam macios.
        Em outra panela, enquanto os inhames cozinham, derreta 1,5 colher de sopa de manteiga e refogue a cebola por um tempo razoável até que fique bem dourada. Despeje a cebola no liquidificador. Em meia colher de sopa de manteiga derretida, acrescente o alho espremido até dourá-lo. Despeje o alho no liquidificador.
        Escorra á água dos inhames e despeje apenas a metade dos ingredientes no liquidificador, pois não cabe tudo de uma única vez. Acrescente água, leite, tomate, salsinha e bata bem. Faça o mesmo com a outra metade.
        Devolva o creme batido no liquidificador para a panela para aquecer. Mexa bem, prove e, se achar que faltou sal ou ficou muito grossa, acrescente mais sal e mais leite até obter a consistência desejada.

        Dica: Você pode bater somente a metade da cebola e alho dourados junto com o creme e deixar a outra metade para acrescentar sem bater na hora da fervura. Isso acentua o gosto dos dois no creme.

        Rendimento: a partir de 2,25 litros (o rendimento varia de acordo com a quantidade de água e leite acrescentados)

sábado, 4 de outubro de 2014

Grão-de-Bico com Bacalhau ou Frango

Ingredientes:

2 cebolas grandes
3 folhas de louro
1kg de bacalhau
500g de grão-de-bico
3 colheres de sopa de molho de tomate ou ketchup
1 pimentão
1 colher de sobremesa rasa de alho
salsinha

        Modo de preparar:
        Prepare o bacalhau separadamente. Deixe-o de molho de véspera (pelo menos umas 12 horas de molho na água). No dia seguinte, troque a água e ferva 5 vezes. Ao final, prove o bacalhau para ver se há necessidade de ferver mais. Tire a pele e as espinhas. Refogue-o em azeite e óleo, 1 a 2 folhas de louro, 1 cebola grande e 1/2 colher de sobremesa rasa de alho. Deixe tomar gosto, acrescente 1/2 pimentão e umas gotinhas de molho de tomate (se preferir, usar tomate). Depois de ferver e tomar gosto, reserve.
        Deixe também o grão-de-bico de molho de véspera e tire as cascas no dia seguinte. Refogue na panela de pressão 1/2 pimentão, 1 cebola grande, 1 folha de louro, 3 colheres de sopa de molho de tomate e 1/2 colher de sobremesa rasa de alho. Acrescente o grão-de-bico, cubra com água. Salpique alguns pedaços de bacalhau para dar gosto. Cozinhe por uns 20 minutos e, ao abrir a panela de pressão, verifique se está macio. Acrescente o bacalhau e a salsinha, misture e sirva.

        Dica: Se preferir, use 1kg de frango. Cozinhe-o separadamente com os temperos listados para o bacalhau, desfie e depois acrescente ao grão-de-bico.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Torta Leve de Legumes


Ingredientes para a massa:

3 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (chá) de sal
margarina para untar

Ingredientes para o recheio:

2 xícaras (chá) de palmito cortado em rodelas
1 xícara (chá) de ervilhas frescas
3 tomates sem sementes picados
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
2 cenouras cortadas em cubos pequenos
2 xícaras (chá) de muçarela ralada
sal e pimenta-do-reino a gosto

        Modo de preparar:
        Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até ficar homogêneo.
        Reserve.
         Em uma tigela, misture os ingredientes do recheio.
        Despeje metade da massa em uma forma de 30cm de diâmetro untada e espalhe o recheio por igual.
        Cubra com o restante da massa e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 45 minutos ou até assar e dourar.
        Se desejar, sirva acompanhada de requeijão cremoso.

        Rendimento: 8 porções

        Toque pessoal: Troquei os ingredientes do recheio da receita original por estes aqui: 4 xícaras (chá) de brócolis cortado (incluindo as folhas), 2 xícaras (chá) de cenouras (o equivalente a 3 cenouras) cortadas em cubinhos e 1 cebola cortada grosseiramente em cubos. Cozinhei esses 3 ingredientes juntos em água e sal. Acrescentei 1 linguiça calabresa, cortada em cubinhos, frita à parte, e 50g de queijo ralado. Usei também as 2 xícaras de muçarela, o sal e a pimenta listados na receita original, misturando tudo para formar o recheio.

        Dica: A água do cozimento dos legumes pode ser aproveitada para preparar arroz.

        Essa receita de Torta Leve de Legumes veio do site Comida e Receitas.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Quando usar ervas frescas e quando usar ervas secas

http://www.thekitchn.com/quick-tip-when-to-use-dried-he-133710

        Principais aspectos do uso de ervas secas e frescas segundo o artigo do link acima:

        - Deve haver tempo para que o sabor das ervas secas penetre no prato inteiro. Ou seja, em uma sopa ou refogado, deve-se deixar tudo ferver por um tempo.

        - É importante usar ervas secas de boa qualidade. Se você abrir um pote e não sentir o aroma da erva, é hora de substituí-la.

        - Ervas como orégano, tomilho e alecrim tendem a secar muito bem, e seu sabor é preservado. Outras ervas, como manjericão e cebolinha, tendem a perder muito do sabor quando secas. Então, é preferível usá-las frescas em vez de se contentar com um sabor medíocre.

        - Ervas frescas devem ser usadas no final do cozimento, para terminar um prato. Assim, o sabor se mantém fresco quando o prato é servido.

        - Ervas frescas são boas para pratos rápidos, como molhos ou saladas, já que não há tempo para que o sabor de ervas secas penetre nesses tipos de prato.

        - Pratos especiais, comemorações e ocasiões memoráveis pedem o sabor vibrante de ervas frescas.

        - Ervas secas têm um sabor mais concentrado que pode tender a um sabor amargo, e ervas frescas tendem a ter um sabor mais delicado, por isso a tendência é usar as secas em quantidade menor. A regra geral é usar 1,5x a quantidade da erva fresca em relação à erva seca. Ou seja, se a receita pede 1 colher de chá de tomilho seco, deve-se começar com 1,5 colher de chá de tomilho fresco. Lembre-se de que você sempre pode adicionar mais erva, mas não pode tirá-la depois que estiver lá!

domingo, 21 de setembro de 2014

Carne Assada Saborosa

Ingredientes:

1kg de lagarto redondo
1 cenoura
1 linguiça fina
cebola
sal
alho
vinagre
açúcar
pimenta-do-reino

        Modo de preparar:
        Em uma vasilha, tempere a carne com 3 colheres de chá rasas de sal light, pimenta-do-reino, 4 dentes de alho, meia cebola grande em rodelas e um pouco de azeite. Passe a mistura de temperos dentro dos buracos e faça furos na carne com a faca para tomar gosto. Recheie com linguiça fina e cenoura já cozida. Espete palitos nas extremidades para o recheio não sair durante o cozimento.
        Na panela, coloque um pouco de azeite, um pouco de óleo e 1 colher de sopa rasa de açúcar. Quando estiver dourado, acrescente uma colher de sopa de vinagre. Despeje a carne e acrescente água aos poucos nas laterais da panela, evitando jogar sobre a carne. Vá pingando água aos poucos e virando a carne até assar. Quando estiver quase pronto, acrescente a cebola ao molho.

        Dica 1: Essa carne deve ser preparada de véspera ou com bastante antecedência, pois esse método de ir pingando água aos poucos faz com que a carne leve horas para ficar cozida.

        Dica 2: Por experiência própria, recomendo não se entreter em outra tarefa durante o cozimento. Já chamusquei algumas panelas tentando conciliar o preparo dessa carne com outros afazeres, já que ela demora muito para ficar pronta e nem sempre a gente está com tempo ou paciência para a dedicação integral que ela exige.

domingo, 7 de setembro de 2014

Herança

        Escrevi uma introdução no meu último caderno de receitas para quem for ficar com ele. Afinal, herança com dedicatória tem muito mais valor.

Sopa Creme de Espinafre

Ingredientes:

1 1/2 tablete de caldo de frango
4 xícaras (chá) de água
1 maço de espinafre picado
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite desnatado
quanto baste de noz-moscada

        Modo de preparar:
        Dissolva o caldo de galinha na água.
        Cozinhe o espinafre nesse caldo, até ficar macio. Retire do fogo, escorra e reserve o caldo.
        Pique o espinafre bem miúdo e junte novamente ao caldo. Retorne ao fogo. Adicione a farinha dissolvida no leite, mexendo sempre, até engrossar.
        Junte a noz-moscada e cozinhe em fogo brando por 5 minutos. Sirva quente.

        Essa receita de Sopa Creme de Espinafre veio do blog Recanto da Culinária.

sábado, 6 de setembro de 2014

Gratinado de Chuchu com Presunto e Queijo

Ingredientes:

2 chuchus
100g de presunto cortado em cubos pequenos
sal e pimenta a gosto
salsa picada a gosto
3 ovos
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de creme de leite
1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado

        Modo de preparar:
        1. Descasque os chuchus e corte em fatias bem finas.
        2. Em um refratário, untado com margarina, distribua o chuchu e o presunto.
        3. Tempere com o sal, a pimenta e a salsa.
        4. No liquidificador, bata os ovos, o leite, o creme de leite e o queijo.
        5. Despeje sobre o chuchu com o presunto e leve ao forno preaquecido a 220ºC durante 25 minutos ou até dourar.

        Dica: Se preferir substitua o presunto por mortadela.

        Essa receita de Gratinado de Chuchu com Presunto e Queijo veio do site Cybercook.

domingo, 17 de agosto de 2014

Pão de Leite Condensado

Ingredientes:

4 tabletes de fermento biológico fresco (60g)
1 xícara de água morna (240ml)
1 1/4 de xícara de leite condensado (395g)
1 xícara de óleo
1kg de farinha de trigo
4 ovos
1 gema ligeiramente batida

        Modo de preparar:
        Dissolva o fermento na água. Coloque-o no liquidificador com o leite condensado, o óleo e os ovos. Bata e coloque numa tigela grande. Acrescente a farinha e misture bem.
        Deixe descansar por 2 horas. Com as mãos untadas com óleo, faça bolinhas com a massa e arrume-as numa assadeira untada. Deixe crescer por 1 hora.
        Preaqueça o forno a 200°C (quente). Pincele a massa com a gema e leve ao forno até que a parte inferior fique dourada.
        Dica: Seguindo a receita original acima, o pão não fica nem doce nem salgado, apesar do leite condensado na massa. Para deixá-lo doce, acrescento 5 colheres (sopa) de açúcar à massa. Costumo também fazer a metade da massa sem recheio. A outra metade abro com rolo e recheio com 1 lata de goiabada.

        Rendimento: 65 unidades.
        Pode ser congelado.
        Essa receita foi tirada da revista Claudia Cozinha Pães (agosto de 96).

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Sorvete de Abacate


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
2 xícaras de abacate amassado
2 colheres (de sopa) de suco de limão

        Modo de preparar:
        Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata até formar um creme. Coloque em um recipiente e leve ao freezer por 4 horas.

        Essa deliciosa receita de Sorvete de Abacate veio do site Tudo Gostoso.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Patata a Lo Pobre


Ingredientes:

1kg de batata miúda com casca
1 cebola
1 pimentão
4 dentes de alho
sal
pimenta-do-reino
azeite de oliva

        Modo de preparar:
        Higienize e cozinhe as batatas inteiras com casca em água e sal por aproximadamente 20 minutos. Escorra e reserve.
        Corte a cebola e o pimentão em rodelas e o alho em lâminas.
        Em uma frigideira grande, cubra o fundo com azeite e frite o alho, a cebola e o pimentão até que a cebola amoleça. Retire os temperos e deixe o azeite na frigideira para depois fritar as batatas.
        Corte as batatas pela metade no sentido do comprimento e polvilhe sal e pimenta na parte sem casca.
        Na mesma frigideira usada para os temperos, frite as batatas primeiramente do lado sem casca e depois do outro lado.
        Devolva para a frigideira para esquentar os temperos e acertar o sal, se necessário. Sirva quente.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Lassi

Ingredientes:

3/4 litro de iogurte
1/2 litro de água gelada
120g de açúcar
1 1/2 colher de chá de água-de-rosas
2 pitadas de cardamomo moído

        Modo de preparar:
         Misture todos os ingredientes, obtendo assim uma bebida saborosa. Para variar, pode-se substituir a água-de-rosas e o cardamomo por 200 gramas de frutas vermelhas amassadas (ou batidas no liquidificador), ou 2 colheres de sopa de xarope de menta, grosselha, etc. Se preferir, acrescente pedacinhos de gelo.
        Observação: Costumo fazer com apenas 1 colher de chá de água-de-rosas para o gosto não ficar tão forte.

        Lassi é uma refrescante bebida indiana, gostosa no café da manhã, no lanche ou para surpreender os amigos com novos sabores.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Repolho Cremoso de 5 Minutos

Ingredientes:

1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de repolho ralado no ralo grosso
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de leite quente
sal e pimenta-do-reino a gosto

        Modo de preparar:
        Aqueça o leite numa panela e junte o repolho.
        Deixe levantar fervura e cozinhe lentamente por 2 minutos.
        Misture a farinha e a manteiga.
        Adicione o leite quente.
        Acrescente ao repolho e cozinhe por uns 3 a 4 minutos ou até engrossar, mexendo sem parar.
        Tempere com sal e pimenta-do-reino na hora de servir.

        Essa receita de Repolho Cremoso veio do site Comida e Receitas.

sábado, 12 de julho de 2014

Berinjela Refogada


Ingredientes:

berinjela
alho
tomate
cebola
sal
pimentão verde
azeite de oliva
água

        Modo de preparar:
        1. Corte a berinjela em pedacinhos pequenos, com semente e casca, coloque em uma vasilha com água e um pouquinho de sal para não ficar escura e reserve.
        2. Em uma panela, coloque o tomate, cebola, pimentão, alho (todos picados) e o sal e deixe refogando no azeite por 10 minutos. Depois ponha um pouquinho de água para não ficar seco.
        3. Por último, acrescente a berinjela, deixe mais 10 minutos e está pronta para servir.
        4. Pode ser saboreada com pãozinho salgado também.

        Essa receita de Berinjela Refogada veio do site Tudo Gostoso.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Ensalada de Judías Verdes


Ingredientes:

300g de judías verdes francesas
80g de atún en aceite de oliva
40g de aceitunas verdes deshuesadas
3 cebolletas
3 tomates para ensalada
25g de alcaparras
1 cebolleta
25g de pepinillos em vinagre pequeños
1 cucharadita de mostaza
1 cucharadita de vinagre
2 ramitas de perejil
4 o 5 cucharadas de aceite de oliva
sal

        1. Cuece las judías
        Despunta e lava las judías verdes. Córtalas por la mitad y cuécelas em una olla com agua salada durante 10 o 12 minutos, hasta que estén tiernas pero enteras. Luego refréscalas en agua fría y escúrrelas bien.
        2. Mezcla los ingredientes
        Escurre y desmenuza el atún. Limpia las cebolletas, lávalas y corta 2 em juliana. Lava los tomates, sécalos y pártelos em gajos. Ponlos em una ensaladera y añade la cebolleta, las aceitunas, las judías verdes y el atún.
        3. Prepara la vinagreta
        Pon en un cuenco el aceite, el vinagre, la mostaza y un poco de sal; bate hasta emulsionarlos. Escurre las alcaparras y los pepinillos, y pícalos finos. Pica la cebolleta restante. Lava, seca y pica el perejil. Añade todo a la vinagreta, mezcla y aliña con ella la ensalada antes de servirla.

        Essa receita foi publicada na revista espanhola Cocina Fácil nº 168 e adaptada por mim abaixo.

Salada de Vagem Francesa
Ingredientes:

300g de vagem francesa
80g de atum em azeite de oliva
40g de azeitonas verdes sem caroço
3 cebolletas
3 tomates para salada
25g de alcaparras
1 cebolleta
25g de pepinos pequenos em conserva
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de vinagre
2 raminhos de salsinha
4 ou 5 colheres de sopa de azeite de oliva
sal

        1. Cozinhe as vagens
        Corte as pontas e lave as vagens. Corte-as ao meio e cozinhe em uma panela com água e sal por 10 a 12 minutos até ficarem macias, mas inteiras. Então lave as vagens em água gelada até que esfriem e escorra bem.
        2. Misture os ingredientes
        Escorra e esmigalhe o atum. Limpe as cebolletas, lave e corte duas em juliana. Lave os tomates, seque e parta em cunhas. Coloque-os em uma saladeira e acrescente a cebolleta, as azeitonas, as vagens e o atum.
        3. Prepare o vinagrete
        Coloque em uma tigela o azeite, o vinagre, a mostarda e um pouco de sal; bata para misturar. Escorra as alcaparras e pepinos e pique bem. Pique a cebolleta restante. Lave, seque e pique a salsinha. Acrescente tudo ao vinagrete, misture e tempere a salada com ele antes de servir.

        Observação: Troquei a cebolleta, que não temos aqui, por um pouco de cebola picada e não coloquei os pepinos em conserva na receita da foto.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Inspiração

        Não sei o que acontece, mas as ideias para a maioria dos posts do meu blog Digamos que eu pensasse surgem quando eu estou cozinhando. Vai entender...

De onde isso vem

        Colecionar receitas era um hábito da minha avó, da minha mãe, e comigo nunca foi diferente. Minha avó batia suas receitas à máquina e as juntava em fichários, minha mãe tinha cadernos escritos à mão e, mais tarde, começou a arquivar suas receitas no computador.
        Eu, por herança de ambas, sou a guardadora desses tesouros e de tantos outros cadernos, livros e revistas das fontes mais variadas que me chegaram às mãos nos muitos anos que se passaram desde a primeira receita guardada.
        Minha avó deixou em um dos cadernos uma dedicatória: "Para Aninha (era assim que ela me chamava), quando eu me for. Saudades da vovó", e isso me fez dar um valor ainda maior a essas folhas de papel passadas adiante.
        Coleciono de tudo, além dos cadernos de receitas da família: revistas pequenininhas e baratinhas do jornaleiro da esquina, livros de chefs internacionais, revistas de receitas trazidas do exterior, receitas do Mais Você, Tudo Gostoso, Cybercook, Mauro Rebelo, entre outros. Tenho caderno todo escrito à mão por mim, fichário só com recortes de jornais, fichário só com páginas avulsas de revistas, fichário com receitas impressas e um baú com livretos do tempo em que era preciso escrever cartas para a Royal, Nestlé, Sadia e outros e esperar para receber as receitas em casa.
        Enfim, tudo do gênero que me chega às mãos me desperta algum tipo de interesse, pois uma receita é um universo específico de sabores (e, muitas vezes, de lembranças) bom de se compartilhar na mesa, num caderno de receitas ou na internet.